Confea apura conduta de engenheiros que liberaram Golden Park no Maranhão

Representantes da Comissão de Fiscalização do Conselho Federal de Engenharia e Agranomia (Confea) chegaram a São Luís, nesta quarta-feira (25), para apurar a responsabilidade de engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) pela liberação do funcionamento do Golden Park.

goldem park

No mês de setembro, a comerciária Luzivânia Brito, de 39 anos, e a filha, de 8 anos, foram arremessadas do “Polvo”, depois que a trava de segurança abriu com o brinquedo em funcionamento. A mãe não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1), uma semana após o acidente. A menina teve ferimentos leves.

A comissão formada por dois engenheiros agrônomos e um advogado chegou por volta de 9h à sede do Crea.

Os conselheiros federais estão apurando se houve irregularidades na conduta de oito profissionais, que assinaram documentos atestando a segurança e o funcionamento dos brinquedos do parque.

“Vamos verificar, inicialmente, se todas as atividades do parque tiveram profissionais ou responsáveis técnicos e se essa responsabilidade está caracterizada com registro ou documento comprobatório junto ao Crea”, explica o presidente da comissão, Antônio Carlos Albério.

Providências
A vinda dos conselheiros federais foi motivada por denúncia feita por outros engenheiros do Crea. Os investigados serão interrogados pela Comissão de Fiscalização do Confea.

“O que a gente quer é que seja feita a transparência de todas as ARTs (Anotações de Responsabilidades Técnicas), de todos os profissionais que estão registrados e habilitados dentro do conselho pra desenvolver suas atividades, porque a Lei 5.194 fala do exercício ilegal da profissão. É o profissional que não está adimplente com o conselho ou que presta serviço a terceiros, a pessoa física ou jurídica”, explicou o engenheiro Alcino Araújo de Nascimento.

Após o acidente, o parque instalado no Anel Viário foi interditado. A polícia informou que já indiciou criminalmente o proprietário estabelecimento, que não teve o nome divulgado, e o presidente do Crea, Cleudson Campos Anchieta, que liberou a instalação do parque.

Do G1 Maranhão

Deixe uma resposta