Morre Joaquim Itapary, membro da Academia Maranhense de Letras

Morreu, aos 88 anos, o escritor e ex-deputado estadual, Joaquim Itapary, que também era membro da Academia Maranhense de Letras (AML). O falecimento foi na segunda-feira (29). Já o velório e sepultamento ocorrem nesta terça-feira (30).

Itapary sofria de insuficiência cardíaca e renal e estava em tratamento de hemodiálise num hospital da capital maranhense.

Ele era filho de Joaquim Salles de Oliveira Itapary e Georgina Boabaidy de Oliveira Itapary. Também é pai do atual secretário municipal de Cultura de São Luís, Maurício Itapary. Na política, foi deputado estadual de 1971 a 1974 e um dos fundadores do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Cultura. Itapary foi ainda diretor geral do Jornal O Estado do Maranhão.

Ingressou no serviço público em 1954, como escriturário do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão; foi secretário-executivo da Comissão de Planejamento Econômico do Maranhão, 1961-62; procurador autárquico da Sudene, desde 1963, órgão no qual exerceu as funções de assistente do Gabinete do Superintendente (gestão Celso Furtado) e chefe da Divisão de Coordenação do Plano Diretor de Desenvolvimento do Nordeste, 1963-65; membro da Assessoria Técnica do Governador José Sarney, 1966; diretor e a seguir titular da Superintendência do Desenvolvimento do Maranhão – Sudema, 1967-70; secretário de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de São Luís; diretor de Relações Industriais da Companhia Nacional de Álcalis – Cabo Frio – RJ, 1976; coordenador regional do Incra (Maranhão e Piauí), 1979-82; secretário da Cultura do Maranhão, 1983-85; secretário-chefe do Gabinete Civil do Governador do Maranhão, 1984-85.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, se solidarizaram com a família e lamentaram o falecimento de Joaquim Itapary.

Deixe uma resposta