Do G1 Maranhão
Terá inicio à meia-noite de domingo (19) o horário de verão, que deve se estender até o dia 22 de fevereiro de 2015. Mais uma vez, o Maranhão não está entre os Estados que devem aderir à mudança e, por causa disso, terão de adiantar seus relógios em uma hora. Porém, alguns serviços serão afetados no estado, como bancos e transporte aéreo, que são regidos pelo horário de Brasília, que seguirá o horário de verão. A grade de programação da TV Mirante, afiliada Rede Globo no estado, também terá algumas alterações. A informação foi publicada no jornal “O Estado do Maranhão”.
O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos e com mais tempo de luz solar, para economia de energia elétrica. O horário foi criado em 1º de outubro de 1931, com o Decreto 20.466. e desde 2008 se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro. Segundo o decreto, quando houver coincidência entre o domingo de Carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte. A decisão de utilizá-lo fica a cargo de cada estado.
O Maranhão é um dos 16 Estados brasileiros que não participarão da mudança. Mas os maranhenses precisam ficar atentos aos novos horários de funcionamentos das agências e correspondentes bancários. No estado, a partir de segunda-feira (20), as agências bancárias abrirão às 9h e terão o expediente encerrado às 15h.
O transporte aéreo também terá alterações e funcionará de acordo com o horário de Brasília, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A partir de domingo, os voos serão adiantados em uma hora.