O Tribunal Regional Eleitoral Maranhão, aprovou, por unanimidade, o parecer da Comissão Apuradora referente ao 1º turno das eleições 2014. A medida homologa o resultado do pleito para declarar eleitos aqueles que constam no relatório.
A homologação se deu após o relatório ter ficado disponível no dia 9 de outubro para exame dos partidos políticos e coligações por 3 dias e, finalizado este prazo, abriu-se 2 dias para que eles apresentassem reclamações que seriam submetidas a parecer da Comissão Apuradora que, em até 3 dias, apresentaria aditamento ao relatório com a proposta das modificações que julgasse procedentes ou com a justificação da improcedência das argüições.
Em tempo
Dezenove de dezembro de 2014 foi a data escolhida para ser realizada a diplomação dos eleitos do pleito deste ano. A sessão solene, que acontecerá na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE), será autenticada após o TRE julgar todas as contas das campanhas de cada candidato.
O relatório geral da totalização das eleições 2014 do 1º turno foi apresentado pela Comissão logo nas primeiras horas do dia 6 de outubro, e não houve intervenção de qualquer natureza que pudesse caracterizar uma reclamação.
Após a conclusão final do processo da Comissão Apuradora cópias do relatório sobre a ficha de cada candidato eleito será repassada ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa do Maranhão.