Cauê Aragão alerta para a importância da vacinação contra a febre aftosa e fala sobre a AgroBalsas 2022

O presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Cauê Aragão, em entrevista exclusiva para o Blog da Cristiana França, falou sobre a importância da vacinação contra a febre aftosa, que inclusive já teve início no começo deste mês de Maio, e contou como estão os preparativos para o AgroBalsas 2022, o maior evento de agronegócios do Maranhão, que acontece já na próxima semana, de 16 a 20 de Maio, na cidade de Balsas.

De acordo com o novo presidente, que completou um mês à frente do órgão, a primeira missão já está sendo a campanha de vacinação da febre aftosa, que iniciou no começo de Maio e se estenderá até 15 de Junho.

Estamos estimando vacinar nosso rebanho em 100%. Nos últimos 3 anos, o Maranhão vacinou acima de 95% , e hoje temos um rebanho de 9 milhões de cabeças de bovídeos (gados, bois e búfalos), e nossa meta é chegar o mais próximo a 100%. Aproveito para ressaltar a importância da vacinação, que está ocorrendo nos 217 municípios, em todos os locais onde tem propriedade rural, não importando o tamanho do seu rebanho, o importante e imprescindível mesmo é vacinar”, destacou Cauê Aragão.

O presidente reiterou também que, nesse primeiro momento, o foco total é a vacinação. Já na esfera vegetal,  os trabalhos estão voltados para os agrotóxicos, onde já estão sendo desenvolvidas várias ações para combater esses produtos químicos. O órgão também tem recebido muitas denúncias em relação ao uso de agrotóxicos irregular. E no sentido de amenizar a situação, a Aged tem trabalhado com parcerias em todo o Estado.

Sobre as metas para ainda este ano de 2022, Cauê Aragão disse que a prioridade é concluir a vacinação em excelência, bem como erradicar o uso de agrotóxicos irregulares no Estado.

Infelizmente, o uso de agrotóxicos irregulares ainda é muito grande,  e por isso também vamos voltar com a fiscalização volante, onde você sai diligenciando, e por meio de denúncias que chegam pelos nossos canais de redes sociais e WhatsApp, onde são feitos vários atendimentos por dia, e depois disso, cada uma delas é encaminhada para o setor responsável, com prazo de 48 a 72h para serem resolvidas”, declarou o presidente.

Ele falou também sobre a equipe da Aged.

Nossa equipe é muito capacitada, comprometida, nosso corpo técnico é composto em sua maioria de efetivos, destacando também o concurso feito na casa onde muitos foram chamados recentemente, e asseguro que o governador Carlos Brandão pretende chamar os remanescentes desse concurso”, enfatizou

Agrobalsas 2022

A 18° edição da AgroBalsas, que voltará a ser realizada este ano, depois de dois anos suspensa por conta da pandemia, já tem data e local definidos: será do dia 16 a 20 de Maio, na Fazenda Sol Nascente, localizada na cidade de Balsas, no Maranhão.

O governador Carlos Brandão determinou prioridade para esse evento, e garanto que vai ser um das melhores de todos os tempos. Vai movimentar setor hoteleiro, setor de serviços, onde teremos também diversos cursos, treinamentos, palestras com capacitação da Aged, Sagrima, Agerp, Agricultura Familiar, Sinfra, Seinc, além da atuação do programa Mais Renda, da Sedes. Sem dúvida nenhuma, será um evento bastante grandioso e inesquecível”, reiterou Cauê Aragão

Além da já confirmada AgroBalsas agora para Maio, já foi confirmada também a Expoimp, Exposição que acontece todos os anos em Imperatriz, e que também estava suspensa por conta da pandemia. Já sobre a Expoema, aqui em São Luís, Cauê contou que já existe um comitê de trabalho para discutir a viabilidade da realização da Expoema para este ano, claro, em parceria com a Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem).

Existe sim a possibilidade da Expoema acontecer este ano, estamos trabalhando para isso e acredito que dará tudo certo“, finalizou.

Deixe uma resposta